Como garantir a segurança em eventos esportivos

Entenda como garantir a segurança em eventos esportivos, com planejamento e coordenação, para assegurar um espetáculo livre de riscos.

As atividades esportivas de massa se tornaram uma característica de todas as sociedades desenvolvidas. Dentre os eventos de lazer disponíveis, os eventos esportivos se tornaram os mais comuns devido à realização de competições (ligas e campeonatos) que envolvem jogos periodicamente (semanalmente é o mais usual). 

Essas competições envolvem não apenas o movimento de multidões torcendo por seus times ou atletas favoritos, mas também a arrecadação de somas significativas com a venda de ingressos e itens comprados pelos torcedores durante os jogos ou atividades que eles frequentam. 

A necessidade de planejamento de segurança

É impossível administrar os muitos fatores envolvidos na realização tranquila e pacífica de eventos de massa sem um planejamento antecipado cuidadoso. A análise de todos os riscos, ameaças e fraquezas deve ser realizada por especialistas com histórico comprovado na segurança de grandes eventos, como é o caso da SegurPro, empresa líder no setor, em que é conhecida por desenvolver planos de segurança adaptados e customizados para cada evento e cliente. 

Análise de risco 

É essencial levar em conta os precedentes e as características de cada evento. Por exemplo, não haverá os mesmos riscos em uma corrida de rua de cinco quilômetros organizada por uma causa beneficente, como a de levantar dinheiro contra uma doença, que em uma partida chave que decide um campeonato entre duas equipes que compartilham uma rivalidade muito grande e têm grupos de torcedores fanáticos conhecidos por sua agressividade. 

Além disso, as características de segurança do evento dependem do local onde o evento é realizado, da importância da competição para os participantes e do número de participantes, assim como do número de espectadores. 

Segurança além do evento esportivo 

Deve-se ter em mente que a segurança vai além de garantir a realização pacífica da atividade, mas envolve a preparação organizacional do evento e o tempo imediatamente após o evento, quando os participantes se retiram para comemorar a vitória ou para se consolar com a derrota de seus times. 

Além disso, a localização do espaço pode representar riscos de segurança para os residentes nas proximidades do local do evento. É por isso que a segurança privada muitas vezes requer a máxima coordenação com as agências de aplicação da lei, pois muitas vezes elas têm responsabilidade exclusiva pela segurança nas ruas e nas proximidades dos locais esportivos. 

Segurança física e tecnológica

É essencial que o plano de segurança para cada evento esportivo tenha as melhores tecnologias disponíveis para maximizar sua eficácia. Isto envolve o gerenciamento tecnológico de dispositivos de segurança passivos e ativos, bem como software e programas para gerenciamento de pagamentos, detecção de falsificação de bilhetes, redes de reconhecimento facial e câmeras de vigilância, CFTV, etc. 

O fator humano será sempre necessário, mas a eficácia pode ser multiplicada com a gestão eficiente de novas tecnologias para otimizar a segurança em eventos esportivos.

 

Treinamento e coordenação 

Os agentes de segurança devem ser completamente treinados em suas funções, conhecer suas funções de dentro para fora e também ser especialistas no quadro jurídico em que realizam seu trabalho. 

Habilidades dos oficiais de segurança 

  • Lidar com o público. 
  • Conhecimento de primeiros socorros. 
  • Conhecimento de elementos de proteção e defesa. 
  • Habilidades de autodefesa. 
  • Conhecimento de detecção de comportamentos anormais (pessoas agressivas ou pessoas sob a influência de substâncias como drogas ou álcool). 

Coordenação 

Eles também devem conhecer as funções de outros membros da organização (funcionários das instalações esportivas e do clube que organiza o evento, se houver, assistentes de saúde, etc.). Eles também devem saber coordenar com esse outro pessoal, especialmente com o oficial de segurança do clube ou instituição esportiva organizadora (federação, associação, etc.), responsável pela organização do evento. 

Se necessário, os agentes de segurança privada em eventos devem saber como coordenar com as agências de aplicação da lei se estas também estiverem presentes no local. 

 

Gestão de multidões 

Envolve inúmeras funções: 

  • Gerenciamento de acesso. 
  • Identificação dos participantes, se aplicável. 
  • Evacuação ordenada e segura de um grande número de pessoas ou do número total de participantes em casos de risco. 
  • Localização e expulsão de pessoas perigosas ou que não cumpram com as regras de participação no evento. 

 

Melhoria contínua do plano de segurança 

Um plano de segurança minucioso é sempre elaborado, mas deve haver flexibilidade para atualizá-lo, bem como para modificá-lo durante o evento em andamento. Os agentes de segurança privada contribuirão para a melhoria contínua do plano de segurança com base em sua experiência de eventos anteriores.